Foto representativa de um acidente de trabalho. Um capacete amarelo, uma prancheta com folhas, uma caneta e mais ao fundo um homem branco com camisa quadriculada estão no chão.

Acidentes de trabalho podem gerar prejuízos para empregadores

Os acidentes de trabalho são eventos inesperados que ocorrem durante o exercício de uma atividade laboral. Eles podem resultar em lesões corporais, doenças ocupacionais ou até mesmo a morte do trabalhador. Por isso, todos os dias diversos trabalhadores estão expostos a uma série de riscos em seus ambientes de trabalho. 

Alguns dos riscos que um empregador assume ao contratar pessoas para integrar seu quadro de funcionários incluem acidentes que podem ser causados por fatores naturais ou por falta de medidas de proteção.

Neste último caso, as indústrias ficam em evidência. Seus acidentes de trabalho podem ser maiores em comparação a outros tipos de empresas devido aos riscos que correm entre máquinas e rapidez de processos. Por isso, o uso correto de equipamentos de segurança é fundamental para reduzir as chances de acidentes de trabalho. Outras medidas que colaboram para evitar lesões e problemas de saúde ocupacional são a realização de exames médicos periódicos e a implantação de planos de prevenção específicos.

Consequências dos acidentes de trabalho para as empresas

Em muitos países, existem leis e regulamentações específicas para proteger os trabalhadores e prevenir acidentes de trabalho. Essas leis geralmente impõem responsabilidades aos empregadores, exigindo que eles forneçam um ambiente de trabalho seguro, capacitação adequada aos funcionários, equipamentos de proteção e mantenham políticas de segurança eficazes. 

No Brasil, as leis dizem que o empregador é responsável pela integridade física de seus funcionários e deve agir constantemente na prevenção de acidentes, sempre pautado no objetivo de propiciar um ambiente totalmente seguro. Logo, em caso de acidente de trabalho que tenha gerado sequelas, perda de capacidade laborativa ou até danos estéticos, o empregado pode pedir uma indenização, inclusive por dano moral, trazendo diversos prejuízos para a empresa. 

Por isso é importante que o empregador invista em boas proteções para os seus funcionários. É mais prático e barato investir em boas práticas e proteções do que passar pelas consequências da responsabilização por acidentes de trabalho. E ainda você garante um ambiente seguro e uma boa relação entre todos.

Riscos de acidentes de trabalho com veículos para movimentar cargas

Você sabia que a maior parte dos acidentes com empilhadeiras não envolve o tombamento do equipamento, mas sim atropelamentos de pedestres? 

Empresas que necessitam transportar cargas geralmente fazem uso de veículos como empilhadeiras e movimentadores de pallets em seus pátios ou em áreas internas. Estes equipamentos ajudam os operadores a ganhar tempo e agilizar o trabalho, mas eventualmente podem haver atropelamentos e colisões com eventuais feridos. Com estes cuidados simples é possível evitar grandes tragédias e reduzir consideravelmente os riscos de acidentes de trabalho:

  • Treinamento dos operadores;
  • Separação de tráfego;
  • Regras claras de convivência entre pedestres e empilhadeiras;
  • Uso de dispositivos sonoros e visuais;

Continue a leitura e descubra como os dispositivos da Serralog podem ajudar a sua empresa a criar um ambiente mais seguro.

Dispositivos da Serralog que criam um ambiente mais seguro para a sua empresa

A Serralog possui uma linha completa de componentes para veículos industriais de movimentação de cargas (empilhadeiras, rebocadores, tratores e plataformas elevatórias). Eles são desenvolvidos para armazéns e áreas de grande circulação de pessoas e veículos, com foco em garantir segurança e eficiência na logística interna da sua empresa. Conheça nossas soluções de sinais luminosos:

Linha PLUS (RZ17 – RZ210 – BS13)

Nossa linha PLUS oferece grande eficiência operacional e maior intensidade luminosa. O blue spot sinaliza o ponto de passagem do equipamento e o red zone demarca a distância de segurança.

Red/Blue Zone (RZ120-BZ120)

O sinalizador Red/Blue Zone emite forte marcação luminosa, gerando uma sinalização no piso e demarcando a distância de segurança do equipamento. As cores vermelho ou azul são definidas de acordo com o tipo de piso ou padrão de segurança.

Red/Blue Spot (RS120-BS120)

O sinalizador Red/Blue Spot (RS120-BS120) gera um ponto luminoso à distância que permite antecipar a rota de passagem do equipamento, prevenindo atropelamentos e colisões. As cores vermelho e azul são definidas de acordo com o tipo de piso ou padrão de segurança.

Arco Zone (RC21)

O sinalizador Arco Zone (RC21) gera um semicírculo, demarcando a área de manobra do equipamento e prevenindo atropelamentos e colisões.

Sinalização Visual (Farol Giroflex Safety Lanternas)

Lanternas que emitem alerta luminoso e são resistentes a impactos e vibrações. Possuem farol que opera com baixo consumo e grande eficiência energética e o giroflex/safety, que opera como sinalização de advertência.

Para falar com a nossa equipe e encontrar a melhor solução em dispositivos de segurança para a sua empresa, entre em contato por Whats ou nos telefones: 54 3025.2328 e 54 98141.1645

Fale com o Especialista Serralog

Fale agora com nosso especialista e receba a melhor solução para sua frota de empilhadeiras.